A Marfrig Global Foods encerrou o terceiro trimestre de 2015 com lucro líquido consolidado de R$ 185,9 milhões, ante prejuízo de R$ 303,3 milhões registrado no mesmo período do ano passado.
Na demonstrações de resultado do período, a empresa informa que contribuiu para o resultado a melhora do desempenho operacional e o reconhecimento do ganho de capital de R$ 1,0 bilhão, líquido de impostos, referente à venda da Moy Park.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 436,4 milhões entre julho e setembro, um avanço de 40,5% ante o registrado um ano antes. O Ebitda ajustado somou R$ 475 milhões, com crescimento de 40,3% na comparação com 12 meses.
A receita líquida da empresa no trimestre chegou a R$ 4,935 bilhões, o que representa um crescimento de 30% ante o apurado em igual período de 2014, explicada, principalmente, pela valorização de 56% do dólar norte-americano frente ao Real nas receitas das unidades internacionais e das exportações brasileiras.
O resultado financeiro ficou negativo em R$ 1,244 bilhão, ante resultado financeiro negativo de R$ 703,3 milhões do trimestre anterior.
Projeções
O Ebitda de R$ 436,4 milhões registrado pela Marfrig entre julho e setembro de 2015 ficou 9,4% abaixo da média das projeções de analistas consultados pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que apontava para um Ebitda de R$ 482 milhões. Foram consideradas as projeções do Bank of America Merrill Lynch (BofA), BTG Pactual, Credit Suisse, Itaú BBA e Bradesco.
A receita líquida apurada pela empresa no período, de R$ 4,935 bilhões, por sua vez, ficou em linha com a média das projeções, de R$ 5,165 bilhões.
O lucro líquido consolidado de R$ 185,9 milhões registrado pela Marfrig no terceiro trimestre ficou 65,7% abaixo da média das projeções de analistas consultados, de lucro de R$ 542,7 milhões. Houve, no entanto, divergência nos números dos analistas. A dificuldade para prever os efeitos negativos da variação cambial (não caixa) nesta linha do balanço, bem como o valor pago pela JBS pela Moy Park levaram a estimativas que vão de prejuízo líquido de R$ 661 milhões a lucro de 2,2 bilhões.
O Broadcast considera que o resultado reportado está em linha com as projeções do mercado quando a diferença entre os dois números é de até 5%.
Venda de ativos
A Marfrig Global Foods também informou na manhã desta sexta-feira, 6, junto com o seu balanço do terceiro trimestre de 2015, que colocou à venda suas operações do segmento bovino na Argentina, bem como sua divisão de jerky beef nos Estados Unidos. Ainda não há comprador definido.
No comunicado, a companhia diz que a decisão de se alienar dos ativos segue o plano traçado na estratégia “focar para ganhar”. O anúncio vem após a Marfrig firmar a venda de sua subsidiária britânica, a Moy Park, à JBS por US$ 1,5 bilhão.
A Marfrig tem vendido suas operações para reduzir o endividamento e, por consequência, o pagamento de juros. O objetivo é permitir que a empresa disponha de mais caixa para investir nas operações da Marfrig Beef e da Keystone.
Na Argentina, a Marfrig reportou queda de 17% nas vendas no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, que é “explicado pela diminuição de nossa exposição aquele país”. Hoje, a companhia mantém apenas duas fábricas em operação no mercado argentino. No ano passado, eram três unidades em funcionamento.