De acordo com o gerente da ANTT, Deuzedir Martins, a execução das pistas marginais em ambos os sentidos da rodovia Presidente Dutra aguarda licença ambiental, trâmite que, de acordo com o gerente, está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Os projetos já foram aprovados pela ANTT e a Nova Dutra já realizou licitação interna para a execução das marginais, que ligariam Cumbica à região central. Ao todo, serão 5,6 km de vias, sendo que as obras que têm verba de R$ 90 milhões, valor subtraído dos R$ 270 milhões aprovados.
A diretora de planejamento da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), Suzana Karagiannidis, conta que já houve reuniões entre a STT e a Nova Dutra sobre as marginais, entretanto, o projeto não foi apresentado à Prefeitura. "A concessionária não é obrigada a mostrar o projeto à Secretaria, porém, seria importante para que haja um diálogo entre ambas", ressaltou a diretora.
Apesar de informar sobre o trâmite atual do processo das marginais, Martins não soube informar a previsão para o início da execução nem o prazo para entrega da análise para a emissão de licença ambiental. Questionada, a assessoria de imprensa do Ibama não informou a situação atual do processo.