Estadão

Mark Margolis, ator de Breaking Bad e Scarface, morre aos 83 anos

O ator Mark Margolis, mais conhecido pelo papel de Don Hector "Tio" Salamanca na série <i>Breaking Bad</i>, morreu aos 83 anos na última quinta-feira, 3, em um hospital em Nova York, nos Estados Unidos.

O filho dele, Morgan Margolis, ator e CEO da Knitting Factory Entertainment, confirmou a informação ao The Hollywood Reporter. O artista enfrentava uma "curta doença" que não foi revelada ao público.

Margolis ganhou reconhecimento mundial ao retratar o antigo chefe do tráfico de drogas na série e chegou a ser indicado ao prêmio Emmy pelo papel em 2012. Ele retornou ao personagem no spin-off <i>Better Call Saul</i>, entre 2016 e 2022.

"Nos juntamos a milhões de fãs no luto pela morte do imensamente talentoso Mark Margolis, que – com seus olhos, um sino e pouquíssimas palavras – transformou Hector Salamanca em um dos personagens mais inesquecíveis da história da televisão. Ele fará falta", publicou o perfil oficial da série.

Nascido em 1939 no estado da Filadélfia, o artista se mudou para Nova York para começar a carreira no teatro. Ele estrelou diversas peças ao longo da vida, incluindo <i>Infidel Caesar</i>, da Broadway.

Seu primeiro papel de destaque nos cinemas foi no clássico Scarface, de 1983, no qual interpretou o vilão e guarda-costas Alberto, conhecido como <i>A Sombra</i>.

Ele esteve em mais de 70 filmes ao longo de sua carreira, incluindo <i>Noé</i> (2014), <i>Cisne Negro</i> (2011), <i>O Lutador</i> (2009) e <i>Pi</i> (1998), todos do cineasta Darren Aronofsky, com quem colaborou diversas vezes.

"Ele era único. Não veremos alguém como ele novamente. Ele era um cliente valioso e um amigo de toda a vida. Tive a sorte de conhecê-lo", disse Robert Kolker, empresário de Margolis, em comunicado à revista <i>Variety</i>.

Já Thomas Schnauz, produtor e roteirista de <i>Breaking Bad</i> e <i>Better Call Saul</i>, publicou uma homenagem no Twitter. "Mark me fazia rir toda vez que estávamos juntos no set. Tive a sorte de ter seu personagem Tio andando, falando e ensinando uma lição a seus sobrinhos no meu primeiro episódio de <i>Breaking Bad</i>. Meu amor para sua família e muitos, muitos amigos", escreveu.

Posso ajudar?