Esportes

Martine vai à medal race do evento-teste em 2º; Scheidt é 5º na Laser

Únicas brasileiras com resultados consistentes nas últimas duas temporadas, Martine Grael e Kahena Kunze são também as melhores atletas da casa no segundo evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos do Rio. A dupla da classe 49erFX encerrou a fase de classificação, nesta quinta-feira, em segundo lugar. Na sexta, elas vão disputar o ouro na medal race. Robert Scheidt, na Laser, luta só por prata ou bronze.

Os italianos vêm surpreendendo na Baía de Guanabara até aqui. Na 49erFX, a liderança é de Giulia Conti/Francesca Clapcich, com 35 pontos perdidos, onze a mais do que as brasileiras e também as suecas Lisa Ericson/Hanna Klinga. Como a medal race terá apenas 10 duplas, Martina e Kahena já garantiram pelo menos o quarto lugar.

Também na Laser a liderança é de um barco com bandeira da Itália, de Francesco Marrai, que tem 13 pontos de folga sobre o vice-líder, Tonci Stipanovic, que tem 59 pontos perdidos. A disputa por prata e bronze será entre o croata, o australiano Tom Burton (62), o francês Jean Baptiste Bernaz (62), Scheidt (70) e o americano Charlie Buckingham (70).

Nesta quinta, Scheidt foi desclassificado da primeira regata do dia, mas se recuperou vencendo a segunda. “Entrei na disputa muito animado, me sentindo confiante para o dia de hoje. A primeira regata foi difícil, tivemos duas chamadas gerais, e eu acabei tomando uma bandeira preta por largar escapado. Acho que fui agressivo demais.”

O Brasil também estará na medal race da Laser Radial. Convocada para a Olimpíada no início da semana, Fernanda Decnop está no nono lugar, com 82 pontos perdidos, e não tem mais chances de medalha.

Na 470 Feminina, em que o barco brasileiro é um dos melhores do mundo, Fernanda Oliveira
e Ana Luiza Barbachan ocupam o 11.º lugar após oito regatas – a previsão é de disputa de mais duas na sexta-feira. Na 470 Masculina, Henrique Haddad e Bruno Amorim estão na 14.ª posição entre 22 barcos.

Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram em 13.º entre 20 duplas, uma vez que só resta a medal race. A Finn ainda terá duas regatas, mas Jorge Zarif é só o 13.º. Por fim, na Nacra17, Samuel Albrecht e Isabel Swan estrearam em competições oficiais num módico antepenúltimo lugar entre 17 duplas, velejando quase sempre entre os últimos.

SEM MEDALHA – As duas classes de prancha à vela já foram encerradas. Na RS:X Masculina, Bimba foi sexto na medal race e terminou em sétimo no geral, com 72 pontos perdidos. A medalha de ouro foi para o chinês Aichen Wang, ficando a prata com o grego Byron Kokkalanis e o bronze com o francês Pierre Le Coq.

Entre as mulheres, Patricia Freitas nem avançou à medal race, ficando na 11.ª colocação. Charline Picon ganhou o ouro para a França, seguida de Malgorzata Bialecka (Polônia) e Blanca Manchon (Espanha). No evento-teste, cada país pôde inscrever apenas um barco, simulando o que será a Olimpíada.

Posso ajudar?