As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,3% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa SpendingPulse, da MasterCard Advisors.
De acordo com o levantamento, o Dia dos Pais, considerado a quarta data comercial mais importante do ano, não trouxe nenhum grande impacto sobre as vendas. “Na maioria dos setores, o crescimento intramês teve uma ligeira tendência de queda, assim como os gastos refletiram a desaceleração do ambiente econômico, conforme mensurado pelo Produto Interno Bruto (PIB)”, escreveu a MasterCard Advisors.
Quando se leva em conta o crescimento médio nos últimos três meses, a taxa é de 2,1%. Esse é um nível inferior aos 4,1% do segundo trimestre deste ano e representa a expansão mais fraca da média móvel de três meses desde 2009. Segundo o documento de divulgação, as vendas de agosto foram impulsionadas por três setores, que cresceram acima da taxa de vendas total: farmacêutico, artigos pessoais e domésticos e combustíveis.
Confiança em queda
A confiança do consumidor caiu 4,3% em agosto, mostrou o levantamento, que alertou para os desafios à economia vindos da inflação e da queda das exportações. No entanto, o texto citou que as taxas de desemprego e da massa salarial, assim como o endividamento das famílias e a taxa de inadimplência, permaneceram estáveis no curto prazo.
Lançado no Brasil no ano passado, o SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.