Cidades

Maternidade do Pimentas já está próxima à capacidade máxima

A unidade já realiza 25% da quantidade de partos da Maternidade Jesus, José e Maria (JJM)

O número de partos na Maternidade do Hospital Pimentas-Bonsucesso, – inaugurada em agosto – já está próximo ao limite máximo, que é de 150 nascimentos por mês. A unidade já realiza 25% da quantidade de partos da Maternidade Jesus, José e Maria (JJM).

Segundo declarou o secretário da Saúde, Carlos Derman, em audiência pública realizada na última segunda-feira, o hospital Pimentas/Bonsucesso já estaria mantendo uma média de 150 partos realizados mensalmente, ou seja, cinco nascimentos por dia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, em outubro, aconteceram 125 novos nascimentos. A maternidade do Pimentas conta com 32 obstetras, quatro salas cirúrgicas, 57 leitos, sendo 15 deles UTIs neonatal. Na JJM, a média é de 500 partos mensais. O hospital ainda encontra-se em obras em três andares e conta com 958 funcionários no quadro.

O alto número de intervenções realizadas preocupa o vereador e médico Ricardo Rui, integrante da Comissão Técnica Permanente de Higiene e Saúde Pública da Câmara Municipal. "O número realmente é muito alto para um tipo de procedimento que corre alto risco de infecções", comentou Rui.

Posso ajudar?