Será retomado nesta terça-feira o período de matrículas para alunos que queiram ingressar na rede pública de ensino neste ano letivo. As inscrições para classes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todo o Estado, podem ser feitas em qualquer escola estadual ou municipal.
Para fazer o cadastro, basta o responsável pelo estudante interessado comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.
Esse período de matrícula é destinado somente aos estudantes que estão fora da rede pública e que não se inscreveram durante a chamada escolar antecipada, realizada no segundo semestre do ano passado. Não precisam se cadastrar alunos que já estavam matriculados em escolas estaduais ou municipais em 2012. Nesse caso, a rematrícula na rede pública ocorre automaticamente.
Deslocamento e transferência
Entre os dias 8 e 29 deste mês, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço após a efetivação da inscrição para este ano deverão dirigir-se à escola mais próxima da nova residência, munidos de documento que comprove a mudança, para que seja feito o deslocamento da matrícula.
Após o início das aulas, no dia 1º de fevereiro, será aberto o processo de transferências, realizado ao longo de todo o ano. Para a transferência será dada prioridade aos alunos que comprovadamente mudaram de endereço (após o término do período de deslocamento ou no decorrer do ano), e, no caso do Ensino Médio, a jovens que trabalham. Solicitações de transferência para escolas de preferência poderão ser atendidas caso haja disponibilidade de vaga.