Matrix, clássico da ficção científica estrelado por Keanu Reeves, completa 25 anos em 2024. E, para celebrar essa ocasião, o cinema REAG Belas Artes prepara uma homenagem especial: a exibição do filme acompanhada de sonorização ao vivo.
No dia 21 de julho, o cinema recebe o duo Duothèque, que acompanhará toda a sessão com covers de bandas conhecidas, como Massive Attack, The Prodigy, Propellerheads e Rage Against The Machine. Formado pelos músicos Marco Vianna e Fê Pinatti, o Duothèque ainda trará músicas compostas especialmente para o evento.
Serão duas sessões, uma às 14h e outra às 17h – mas esta última, vale dizer, já está com ingressos esgotados. Para garantir sua entrada na sessão restante, basta acessar o site do<a href="https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/belas-sonoriza-matrix/e" target=_blank><u> REAG Belas Artes</u></a>.
<b>Relembre Matrix</b>
Marco do cinema dos anos 1990, <i>Matrix</i> mistura o mito da caverna de Platão com cyberpunk e artes marciais. O longa acompanha a jornada de Neo, um programador que faz uma dura descoberta: sua realidade não passa de uma simulação. Na verdade, a humanidade está presa, tendo sua energia sugada por máquinas inteligentes que comandam o mundo. Conforme compreende a verdade e entra em contato com essa distopia, Neo conhece outras pessoas que conseguiram se libertar e decide se unir à sua rebelião contra as máquinas.
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=tGgCqGm_6Hs" target=_blank><u>Trailer</u></a>
Comandado pelas irmãs Wachowskis, <i>Matrix</i> foi e segue sendo uma obra importante e influente no cinema mundial. Além da sua complexidade narrativa, que vai muito além da mescla entre jornada do herói e conceitos filosóficos, o filme representou avanços técnicos relevantes, que foram usados à exaustão pelo cinema de ação. Não à toa, desde seu lançamento, ele foi referenciado de diversas formas e em diferentes mídias.
Estrelado por Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e Hugo Weaving, o longa ganhou outras três sequências – a última mais recentemente, em 2021. Contudo, o universo também se expandiu para curtas de animação, quadrinhos e videogames.