Uma candidata ao Parlamento que fez campanha por uma saída menos tumultuada do Reino Unido da União Europeia venceu uma eleição parlamentar nesta sexta-feira, no que foi entendido como um revés eleitoral para a primeira-ministra, Theresa May.
Em um pleito apertado, Sarah Olney, candidata do Partido Liberal Democrata, venceu Zac Goldsmith na disputa pelo assento pertencente à área de Richmond Park, em Londres. Goldsmith foi do partido Conservador, o mesmo de May, mas concorreu como independente.
Olney focou sua campanha na oposição àquilo que ficou conhecido como “hard Brexit”, que cortaria de forma mais contundente os laços com o bloco, inclusive o acesso ao mercado único europeu.
Eleitores “mandaram uma onda de choque através do governo conservador pró-Brexit e nossa mensagem é clara: não queremos um hard Brexit”, disse Olney em seu discurso de vitória.
Guy Verhofstadt, ex-primeiro-ministro da Bélgica e um dos líderes das negociações do Brexit no Parlamento Europeu, parabenizou Olney pelo Twitter. “A Europa está de olho e estamos orgulhosos”, disse.
O resultado é um sinal preocupante para May e sublinha a frágil posição de seu partido enquanto ela lidera o país através de um período de enormes mudanças. Alguns parlamentares por uma eleição adiantada para melhorar o apoio político a May, que chegou ao cargo com a renúncia de David Cameron. No entanto, os resultados jogam dúvidas sobre as chances dos parlamentares baseados em regiões que foram contra o Brexit. Fonte: Dow Jones Newswires.