Nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC). De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo levantamento, apenas 25 instituições de ensino superior obtiveram nota 05 (máxima) no ranking: 14 são públicas e, as demais, privadas.
No Estado de São Paulo, a Unifesp, com unidade também em Guarulhos, foi a única instituição que conquistou a nota máxima, 5, e desempenho contínuo de 440 pontos, no ranking das universidades federais. Este é o terceiro ano em que o índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior público federal e privado do país.
O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Para a graduação, é utilizada a média do CPC (Conceitos Preliminares de Curso) da instituição. Já para a pós-graduação, utiliza-se a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado final é dado em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 01 a 05).