Início » Média de mortes por Covid-19 segue em queda acentuada em Guarulhos; novos casos caem menos 
Saúde

Média de mortes por Covid-19 segue em queda acentuada em Guarulhos; novos casos caem menos 

Guarulhos se aproxima da metade do mês de maio com uma acentuada queda na média diária de mortes por Covid-19, depois de registrar em abril o pior mês desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira, dia 13, a cidade registrou o menor índice desde 15 de março, há dois meses, com 11,86 óbitos em média por dia, segundo dados do Seade, sistema do Governo do Estado de São Paulo.

O número é 54,4% inferior ao registrado 14 dias antes, o que aponta queda acentuada da pandemia, conforme critérios estabelecidos pelos epidemiologistas. Há um mês, em 14 de abril, o município atingiu o ápice da média diária, com 37,86 mortos registrados no período de 24 horas. 

 

A queda nos óbitos em maio também é considerável quando se leva em consideração os 13 primeiros dias do mês em relação a abril. São 194 óbitos desde 1o de maio contra 425 no mesmo período do mês passado, queda também de 54,4%.  

Já a média diária de novos casos, que vinha apresentando queda até poucos dias atrás, entrou em estabilidade com o registro 10,5% menor nesta quinta-feira em relação a duas semanas. Neste dia 13, registrou média diária de 161 contra 180 do último dia 30.  Até 15% de decréscimo, os epidemiologistas consideram estabilidade. Quando se compara aos 13 primeiros dias de abril, os novos casos em Guarulhos em maio apresentam baixa de 45,5%. Foram 3.465 entre 1 e 13 de abril contra 1.888 neste mês de maio até aqui.  

Apesar das baixas nos índices de média móvel, a ocupação de leitos hospitalares de UTI na cidade segue em alta, variando nesta semana entre 88% e 93% nos hospitais públicos municipais e estaduais. Na Grande São Paulo, o índice fica sempre abaixo dos 80%. Em Guarulhos, as taxas são maiores já que os dois hospitais estaduais instalados no município (Padre Bento e Geral de Guarulhos) mantém ocupações próximas aos 100% por dias seguidos, já que recebem pacientes de diversos municípios de toda a região.  

Tags