Pouco mais de oito pessoas são presas pela Polícia Militar em Guarulhos todos os dias. Os dados são da própria corporação através de levantamentos trimestrais feitos pelo Comando de Policiamento de Área (CPA-M7) à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Neste ano, até o mês de agosto, a PM em Guarulhos prendeu 1.967 pessoas, entre homens, mulheres, e menores infratores.
Outro dado levantado pela PM em Guarulhos foram os períodos de incidência dos crimes contra a vida. A maioria dos homicídios no último trimestre foram cometidos no período da manhã, seguidos pelo períodos da noite, madrugada e tarde. Foram 19 crimes de manhã, 15 a noite, 12 de madrugada e seis de tarde. Pelos dados da polícia, a arma de fogo ainda é o meio mais usado pelos criminosos que cometem homicídio, seguido pela faca e depois por agressões.
As escoltas de preso também chamam atenção no levantamento feito pela polícia militar. Somente no segundo trimestre de 2001, o as viaturas do CPA-M7 foram tiradas do patrulhamento das ruas e fizeram nada mais, nada menos do que 12.330 escoltas de presos.
Na edição desta terça-feira, o HOJE divulgou levantamento feito pelo Comando de Policiamento de Área de Guarulhos que mapeou 91 favelas (ou comunidades menos favorecidas) no município e somou uma população total de aproximadamente 123 mil pessoas, o equivalente a 10,25% da população guarulhense. "Todas as ações feitas, todos os dados colhidos e todo estudo feito pela Polícia Militar volta à sociedade como forma de um policiamento mais eficiente no combate ao crime", disse capitão Rodrigo Paim de Carvalho, porta voz do CPAM-7.