A média móvel de mortes em Guarulhos apresenta índice negativo de 12,7% neste dia 1 de outubro em relação a 14 dias atrás, segundo informações do Seade, que monitora diariamente o avanço do Covid-19 no Estado de São Paulo. A variação coloca a cidade no nível de estabilidade. Já os novos casos registrados apontam que Guarulhos segue em queda, conforme já detectados nas últimas semanas.
A queda na média móvel de novos casos em 1 de outubro comparado com dia 17 de setembro chega a 38,4%. Eram 104 novos casos por dia e passou para 64 em média. As mortes estavam em 5,57 e agora são 4,86.
O pico de novos casos em um só dia foi registrado em 2 de julho quando Guarulhos teve a média de 243. As mortes tiveram o maior registro dia 25 do mesmo mês, quando a média móvel foi de 18,16. A média móvel de novos casos desta quinta-feira, 1 de outubro, é a menor registrada na cidade desde 16 de maio, quando foi de 63.
A média móvel soma os números diários dos últimos sete dias e divide-se por sete. Para calcular o avanço ou recuo da pandemia, compara-se o número a 14 dias atrás, período que os epidemiologistas consideram ideal para acompanhar o avanço da doença.