Saúde

Medicina chinesa é base de palestra sobre alimentação saudável do Cempics

Nesta quinta-feira (4) cerca de 50 pessoas se reuniram no Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), localizado no Parque Júlio Fracalanza, para ouvir o médico homeopata local, Carlos Magno Pereira, falar sobre os aspectos energéticos essenciais dos alimentos segundo a medicina chinesa.

“O alimento não é só vitamina, metal, gordura, proteína, aminoácido. É o viço, a cor, o sabor, o cheiro, a consistência, e quando a gente guarda o alimento ele perde o viço, não tem mais energia vital. Se eu conseguir fazer com que percebam a importância disso, esta conversa já valeu a pena”, disse o médico, especialista em medicina tradicional chinesa (MTC).

Na palestra, com duração de duas horas, Pereira discorreu sobre os três importantes tópicos da MTC, que são o yang-yin, o taoísmo e a lei dos cinco elementos (madeira, fogo, ferro, metal e água) e seus respectivos órgãos e vísceras (Zang-Fu). A atividade faz parte da programação de troca de saberes do Cempics para a ampliação do conhecimento de práticas integrativas e o fortalecimento do olhar do indivíduo para o cuidado integral com a saúde, e já tem colhido frutos.

Patricia Silva Castro Câmara, de 37 anos, professora de ioga residente em Guarulhos, foi uma das participantes da atividade em busca de saberes que possam auxiliá-la nos cuidados com o pai. “O conhecimento empodera, e é isso que vocês estão disseminando aqui. É muito interessante a população ter acesso a esse conhecimento para saber que mudanças podem ser feitas na alimentação em prol da saúde de modo acessível”.

A aposentada Paula Francineth Brasil de Morais Milanez, de 70 anos, diz ter aprendido que “os alimentos são praticamente o nosso combustível e eles devem ser saudáveis para manter a saúde”. Ela contou que, apesar da dificuldade de consumir alimentos frescos, colocará alguns dos ensinamentos em prática, como o consumo de alga marinha, que, entre outras funções, atua para alcalinizar o sangue, neutralizando os efeitos excessivamente ácidos causados pela dieta moderna.

Próximas atividades

A próxima palestra está marcada para o dia 26 de maio, às 10h. O tema será Hipnoterapia Ericksoniana e será abordado pelo hipnoterapeuta do Cempics José Carlos de Lima Fichtner. A técnica, voltada para soluções de problemas, utiliza habilidades e potencialidades naturais do indivíduo para facilitar a modificação de padrões psicológicos. Para participar basta se inscrever pelo link bit.ly/PalestraHipnoterapia.

Antes disso, a partir da próxima semana haverá dança circular toda segunda-feira, às 9h, e na quinta-feira (11) está agendada a roda de conversa para estruturação da horta medicinal e de hortaliças que está sendo desenvolvida no Parque Júlio Fracalanza.

Já no dia 12 (sexta-feira), às 9h30, o parque recebe uma atividade da programação da 3ª Semana da Compostagem, a oficina “Como compostar sem minhocas”, ministrada pela coordenadora do programa Lixo Zero Guarulhos, Celi Pereira, da Secretaria de Serviços Públicos.

No dia 25, além de mais um encontro para o desenvolvimento da horta local, às 8h30, haverá o Sarau no Parque às 10h, evento aberto para que o público compartilhe sua arte, seja ela música, dança ou poesia.

O Cempics está localizado dentro do Parque Júlio Fracalanza, que fica na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta.

Posso ajudar?