Cidades

Médico do Instituto Emílio Ribas faz esclarecimentos sobre Ebola

A convite do município, o médico Francisco Vanin, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, esteve em Guarulhos na manhã desta quinta-feira (11), para proferir uma palestra sobre Ebola. O auditório da Secretaria Municipal de Saúde ficou com lotação esgotada e não conseguiu comportar todos os profissionais de saúde interessados em ouvir a exposição do especialista. Por conta disso, um novo encontro será realizado em outubro próximo, na sede da Associação Paulista de Medicina (Centro).
 
O objetivo da palestra foi esclarecer as medidas que estão sendo adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação da doença, que hoje é considerada uma emergência de interesse internacional, explicou o médico. Antes restrito à África Equatorial, o Ebola pela primeira vez atingiu países da África Ocidental, como Libéria, Guiné e Serra Leoa. Apesar desse avanço da epidemia no continente africano, o especialista do Instituto Emílio Ribas disse que não houve geração de casos fora da área afetada.
 
“O risco para turistas que não irão para áreas afetadas ou em viagem a negócio é extremamente baixo”, explicou. Atualmente, os países que concentram o maior número de ocorrências de Ebola são Guiné, Libéria e Serra Leoa, com 4.269 casos, entre prováveis, suspeitos e confirmados, e 2.288 óbitos. Nessas regiões, estão sendo adotadas medidas de controle recomendadas pela OMS, que inclui triagem de todas as pessoas que estão deixando o continente.
 
Aos demais países, a recomendação é para reforçar o sistema de vigilância epidemiológica e elaborar procedimento para controle de eventuais casos suspeitos, definidos como o de indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias (período de incubação da doença), de país com transmissão atual de Ebola (Guiné, Libéria e Serra Leoa) que apresente febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia.
 
Em uma situação como essa em Guarulhos, a pessoa será encaminhada diretamente do Aeroporto Internacional de Cumbica ao Hospital Emílio Ribas, na Capital, que é a referência para os casos de Ebola em todo o Estado São Paulo.

Posso ajudar?