Saúde

Médicos discutirão casos de diabetes por webconferência

Profissionais das UBS do São Rafael, Beldevere, Soberana e Cumbica receberão instrução

Profissionais da Saúde de Guarulhos – médicos e enfermeiros – começarão a discutir casos clínicos como diabetes por meio de webconferência a partir do dia 22 deste mês, quando haverá um teste de conectividade entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste teste haverá a primeira discussão sobre um caso clínico de diabetes. Porém, as discussões se estenderão até dezembro. Na sequência, os debates serão realizados a partir de outras ocorrências clínicas sugeridas pelos próprios profissionais da rede municipal. O lançamento oficial do projeto será realizado em outubro na própria sede da pasta.

Após passarem por capacitação para a utilização desta nova tecnologia, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Rafael, Belvedere, Soberana e Mário Macca (Cumbica) poderão participar da discussão de 12 casos clínicos sobre diabetes. Segundo a Secretaria, não houve um critério específico para selecionar as unidades de Saúde, foi definido apenas a escolha de uma UBS para cada região da cidade. Serão promovidas duas webconferências por semana, sendo uma para médicos e outra para enfermeiros.

Elas funcionarão como uma espécie de reunião simultânea, pelas quais todos participam do debate usando computadores, notebooks ou tablets, equipados com web cam, em uma conexão on-line, ou seja, em tempo real, com dia e horário previamente agendados.

A pasta define que a população será beneficiada porque, em determinados casos, o problema de saúde apresentado pelo paciente poderá ser discutido com especialistas da Faculdade de Medicina da USP. Ou seja, por meio do sistema de consultoria e de segunda opinião formativa, o profissional da área médica e de enfermagem da UBS poderá discutir casos clínicos em que o paciente, por exemplo, não esteja respondendo bem ao tratamento.

Posso ajudar?