Desde o início de maio os médicos do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade (PRMMFC) recebem formação técnica do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos. Com essa oferta a Secretaria da Saúde pretende capacitar os residentes com novas habilidades, além de colaborar com uma proposta mais humanizada de atenção primária à saúde.
As práticas integrativas em saúde oferecem uma ampla gama de abordagens terapêuticas que vão além dos tratamentos convencionais. Essas práticas podem incluir acupuntura, fitoterapia, meditação, entre outras, e são frequentemente utilizadas para complementar os cuidados tradicionais, promovendo uma visão mais holística da saúde.
Além disso, essas práticas também desempenham um papel importante na promoção da saúde da comunidade, contribuindo para programas de saúde pública e estratégias de prevenção de doenças.
Medicina de família e comunidade
Essa especialidade médica visa a promover uma abordagem abrangente para a saúde das pessoas e comunidades. Segundo o médico e supervisor do PRMMFC, Rafael Nunes da Silva, “ela enfatiza a importância da relação médico-paciente e leva em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os sociais, psicológicos e culturais do indivíduo”.
Ao integrar essas práticas, os médicos de família podem oferecer uma gama mais ampla de opções terapêuticas aos seus pacientes, considerando suas necessidades individuais. Segundo a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, Viviane Haddad Higuchi, os programas de residência do município são fundamentais para o desenvolvimento de ações em saúde como essa. “Ao integrar tais práticas, os médicos de família podem oferecer mais opções terapêuticas aos seus pacientes, considerando suas necessidades individuais e promovendo uma visão mais completa da saúde”, comenta.