Irregular nesta temporada, Gabriel Medina soube tirar vantagem das belas ondas de Teahupoo para brilhar neste domingo e avançar à terceira fase da etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe. O brasileiro não deu chances ao neozelandês Ricardo Christie e venceu o confronto por 17,67 a 12,44.
Com tubos que empolgaram a torcida, Medina se recupera na etapa, após cair para a repescagem, ao ser batido pelo compatriota Ítalo Ferreira. Embalado, o atual campeão da etapa do Taiti terá pela frente na sequência o havaiano John John Florence. O duelo deve acontecer nesta segunda-feira, a partir das 14h30 (horário de Brasília).
Medina não foi o único brasileiro a superar a repescagem neste domingo. Antes dele, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Filipe Toledo avançaram à terceira fase. Mineirinho, atual líder do Circuito, superou o local Taumata Puhetini por 16,26 a 8,44. Toledo bateu o australiano Garrett Parkes por 8,57 a 8,23.
Wiggolly Dantas, por sua vez, derrotou o norte-americano Kolohe Andino por 10,83 a 4,47, enquanto Jadson André venceu o local Michel Bourez por 17,10 a 10,60. Já Miguel Pupo caiu diante do australiano Kai Otton por 14,66 a 5,54. Sem precisar passar pela repescagem, Bruno Santos avançou direto da primeira fase.
Com estes resultados, já estão garantidos ao menos dois brasileiros na fase seguinte por causa dos confrontos diretos na terceira fase. Ítalo Ferreira vai duelar com Jadson André, enquanto Mineirinho terá Bruno Santos pela frente.
Nos demais duelos com brasileiros, Fillipe Toledo vai enfrentar o norte-americano Brett Simpson e Wiggolly Dantas pegará o australiano Matt Wilkinson. Vice-líder do mundial, o australiano Mick Fanning vai encarar o espanhol Aritz Aranburu.