Os surfistas brasileiros Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, venceram na estreia na etapa de Fiji do Circuito Mundial. Em dia de ondas imprevisíveis, eles dominaram até com certa facilidade suas baterias, na primeira fase, e avançaram na quinta etapa da temporada 2017, neste domingo.
Atual vice-líder do Circuito, Mineirinho anotou 10,83 e superou o norte-americano Kanoa Igarashi (7,43) e o compatriota Bino Lopes (3,30). Medina, atual campeão em Fiji, também precisou superar um compatriota em sua primeira bateria em Fiji. Com 12,00, ele bateu Wiggolly Dantas (5,63) e o norte-americano Nat Young (7,43).
Italo Ferreira, com 11,43, também avançou ao superar o norte-americano Kolohe Andino (11,00) e o francês Joan Duru (3,94).
Com estes resultados, os dois campeões mundiais do Brasil e Italo garantiram lugar na terceira fase. Já Wiggolly, Bino Lopes, Yago Dora, Jadson André, Ian Gouveia e Miguel Pupo terão que disputar a repescagem neste início de etapa.
Os favoritos não decepcionaram nas primeiras baterias em Fiji. O havaiano John John Florence, atual campeão mundial e líder do ranking da temporada, anotou 14,84 e desbancou o australiano Josh Kerr (10,17) e o local Tevita Gukilau (8,33).
Além dele, avançaram direto à terceira fase os australianos Matt Wilkinson, Mick Fanning , Connor OLeary, Owen Wright e Julian Wilson, o português Frederico Morais, o polinésio Michel Bourez e o sul-africano Jordy Smith.