Cidades

Meio Ambiente: Ainda faltam mais soluções sustentáveis no município

Somente nos três primeiros meses do ano, foram produzidas cerca de 90 mil toneladas de lixo

Embora Guarulhos registre alguns avanços na área de meio ambiente, questões importantes relacionadas ao tema ainda permanecem estagnadas, como é o caso da reciclagem. Somente nos três primeiros meses do ano, foram produzidas cerca de 90 mil toneladas de lixo, contudo apenas 426,71 toneladas foram recicladas.

O problema é maior ainda quando comparamos dados do ano passado, quando foram produzidas 365 mil toneladas de lixo e somente 1,76 mil foram destinadas à reciclagem – o que representa 0,482%.

Outra questão que não tem apresentado evolução é a construção de parques na região. O mais aguardado será o construído na área que pertencia ao Governo do Estado, na região do Gopoúva, ao lado da Fundação do Remédio Popular (Furp). De acordo com o prefeito Sebastião Almeida, o local contará com quadras, pistas de caminhada, área verde, ciclovia, entre outros benefícios.

A área foi doada ao município em novembro do ano passado e desde então estuda-se a melhor forma de construir no local um equipamento que beneficie a população. Segundo a Prefeitura, nos próximos dias haverá a definição exata do projeto que será realizado na área.

Já o Parque Várzeas do Tietê – maior parque linear do mundo – que será realizado às margens do rio Tietê, da barragem da Penha até a divisa com a cidade de Itaquaquecetuba, contemplando os municípios de Guarulhos e São Paulo, tem previsão para conclusão apenas em 2016.

No entanto, outros projetos têm apresentado crescimento e melhorias para a população. É o caso das Estações de Tratamento de Esgoto São João e Bonsucesso; Programa Ilhas Verdes (PIV); Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e da Serraria Ecológica, além das sete unidades do Centro de Educação Ambiental (CEA) e dos benefícios do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Verde.

Posso ajudar?