A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está preparando mais uma atividade integrante do ‘Programa Ilhas Verdes (PIV): trata-se do 1º Mega Plantio de Árvores de Guarulhos, que pretende espalhar mais de mil mudas de vegetação nativa para combater as ilhas de calor existentes na cidade.
Para a Sema, a adesão do cidadão, ao lado de entidades representativas pode contribuir para o sucesso da ação, que será em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente. "Já tivemos a confirmação do Rotary, de agremiações de escoteiros e de empresas, além de 42 voluntários", diz Fabio Vieira, o Babi, diretor das Relações de Meio Ambiente da Sema e responsável pela implantação do PIV.
"Depois de 6 de maio vamos mapear de onde virão as inscrições dos interessados em participar do projeto e vamos decidir se o plantio será centralizado ou regionalizado", pondera Babi.
Ao efetuar a adesão, o cidadão deverá se deslocar até o local onde serão plantadas as mudas. Lá, vai receber a pequena árvore dos agentes da Sema e poderá dar sua contribuição no combate à poluição e ao calor excessivo das cidades. "As mudas vêm das compensações que as indústrias, empreendimentos imobiliários e todas as construções têm de dar ao município, caso exista remoção de vegetação local", informa o diretor.
No entanto, o combate às ilhas de calor não apresentarão resultados a curto prazo. "A estimativa é de 10 anos para que a árvore desenvolva sua copa e comece a alterar a sensação de calor nas regiões onde foram plantadas", indica Vieira.
Porém, a mudança da paisagem em alguns casos é observada rapidamente, como na avenida Tiradentes, no trecho cortado pelo Córrego dos Cavalos, onde foram instalados pergolados com vegetação suspensa.