Há muitas maneiras de se defender o meio ambiente. E todas são válidas. Mas algumas, devido à gravidade e à prioridade, são mais válidas do que as outras.
O movimento sindical está atento a essa questão. E os Sindicatos, bem como as Centrais Sindicais, começam a criar políticas para a questão ambientalista.
Para o sindicalismo, uma necessidade se sobrepõe a todas as demais: é o saneamento básico. Para a grande massa trabalhadora, que na maioria das vezes mora na periferia sem infraestrutura, o mais importante é o saneamento.
Afinal, é o pobre que mora em locais sem água ou esgoto tratado, em beiras de córregos, em locais mais poluídos ou em áreas de alagamento.
O saneamento básico tem impacto forte e imediato na qualidade de vida da população, especialmente dos trabalhadores. Onde o saneamento chega, caem as doenças infectocontagiosas, salvando vidas, especialmente de crianças. Vale lembrar, ainda, que as obras de saneamento valorizam bairros e regiões inteiras, ativando a economia local e promovendo desenvolvimento.
Tão importante quanto sanear é ensinar. Por isso, há tempos venho propondo que a matéria meio ambiente seja incluída nos currículos escolares básicos. Essa educação terá dois efeitos práticos: colaborar na prevenção; e ajudar no combate à degradação ambiental.
Vou mais além: penso que as empresas deveriam incluir a questão ambiental nas ações da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), pois Cipa atuante zela pela questão da saúde e da segurança em seu conjunto. Em Guarulhos, muitas empresas têm terrenos ociosos. Minha proposta é a de que plantem árvores nessas áreas, melhorando o ar e o ambiente no entorno.
Selo – Mas não basta falar. É preciso fazer. E nosso Sindicato faz, pois tratamos o córrego poluído que chega ao nosso Clube de Campo, devolvendo a água completamente limpa. No Clube, mantemos intacta mata atlântica de cinco alqueires. Por esse trabalho, temos sido agraciados, nos últimos anos, com o Selo Ambiental da Câmara de Vereadores. Também já editamos revista sobre meio ambiente e promovemos encontro sindical e de jovens sobre o tema.
Tudo isso é importante. Mas o mais importante é água limpa e esgoto tratado para todos os cidadãos.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região