O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos abriu nesta quarta-feira, dia 20, no auditório do Paço Municipal, o 13º ano letivo do Programa de Educação Ambiental "Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida", que foi lançado em 2001 para promover a conscientização ambiental e estimular a cidadania. A solenidade teve início às 14 horas e contou com a presença dos 63 professores que participarão das atividades em 2013 (38 da Rede Municipal e 25 da Rede Estadual), representando 21 escolas municipais e 14 estaduais.
Coordenado pelo Saae em parceria com secretarias municipais, o programa envolve membros da comunidade, alunos e professores, por meio da realização de estudos socioambientais, focando não só a questão do esgotamento sanitário, mas também a do abastecimento de água. O conceito é informar para educar, educar para refletir e refletir para transformar. Cerca de 207.200 pessoas foram envolvidas na iniciativa até 2012, entre membros da comunidade, alunos e professores de 203 escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino.
Como a base das atividades é o uso de geotecnologias (como imagens de satélites e fotos aéreas), o programa de educação ambiental agrega diferentes parcerias, inclusive com instituições de ensino e pesquisa. Trata-se, portanto, da sociabilização do conhecimento científico, para a melhoria da qualidade de vida.
A capacitação de professores e o desenvolvimento de diferentes atividades didático-pedagógicas voltadas aos alunos compõem a programação. Entre as ações desenvolvidas durante o ano letivo, destacam-se: aulas teóricas, palestras, trabalhos de campo e visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu e às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) São João (que entrou em operação em setembro de 2010) e Bonsucesso (que entrou em operação em dezembro de 2011).