A equipe de basquete guarulhense Apagebask participa desde o dia 17 deste mês do 16º Encontro Sul-Americano de Basquete, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O time participa do torneio nas categorias sub-12 (nascidos em 2000) e sub-13 masculina (nasc.em 99), e na categoria sub-13 feminina (nascidas em 99/00), no qual o time guarulhense tem sido o grande destaque da competição. Entre os dias 23 e 28 deste mês acontecem ainda os torneios sub-14 e sub-15.
As meninas de Guarulhos venceram todos os seus quatro jogos até aqui, aplicando em todos os jogos placares elásticos. As vitórias contra o Sinodal-RS (67×13), Concórdia-RS (68×04), Valinhos-SP (40×18) e Osório-RS (61×10) colocaram o time sub-13 feminino nas finais, que ocorrem neste sábado. O bom desempenho atesta mais uma vez a qualidade do Apagebask na formação de jovens talentos do basquete feminino, como por exemplo, a ala Camila Pereira da Silva, convocada no ano passado para a Seleção Brasileira Sub-16, treinada por Janeth. Já nos jogos do masculino, o sub-12 guarulhense somou duas vitórias e duas derrotas, enquanto os meninos do sub-13 foram derrotados em cinco partidas, apesar dos placares apertados.
O 16º Encontro Sul-Americano de Basquete é uma das principais competições do país na modalidade, e neste ano participam 33 equipes de 24 delegações. Dentre os times participantes estão grandes potências do esporte olímpico brasileiro, como o Pinheiros, Sogipa-RS, Paulistano, o Hebraíca-SP, o Fluminense e o Minas Tênis Clube, além de equipes da Argentina e do Paraguai. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, marcou presença no evento mostrando a importância do torneio no cenário do basquete de base no Brasil.