Policial

Menos de 2% das ligações para o Copom na cidade se transformam em ocorrências

No ano passado foram registradas cerca de 1,6 milhão de telefonemas em Guarulhos

Os profissionais que trabalham no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) receberam no ano passado 1.656.000 chamados em sua central, o equivalente a 138 mil por mês. Destes, somente 30.238 viraram ocorrências efetivamente, o que representa 1,81% de todos os chamados do ano passado.Os números foram revelados na manhã de ontem, em entrevista coletiva no Comando de Policiamento de Área (CPA-M7), em Guarulhos.

Outro número revelado pelo CPA e que chama a atenção, é o elevado número de trotes recebidos pelo Centro de Operações. Ao todo são 560 trotes por dia somando mais de 16 mil por mês. "Infelizmente o número de trotes ainda é muito alto mesmo com todo o alerta que fazemos a população. Muitos deles são dados por crianças e adolescentes. Como o número fica registrado, tentamos localizar os responsáveis pelas crianças e alerta-los sobre o ocorrido", disse o tenente Barbosa, responsável pelo Copom na cidade.

Juntamente com o coronel Belucci, comandante do 31º Batalhão, o tenente Barbosa falou também sobre a necessidade de informações corretas no momento em que o cidadão liga para o 190, telefone da Central. "Muitos perguntam o motivo de fazermos tantas perguntas quando os policiais do Copom atendem o telefone. Precisamos do maior número de informações para tomar as providências certas", disse o tenente.

"Sabemos que a pessoa está em uma situação de emergência quando solicita o 190, mas pedimos que mantenha a calma pois, ao mesmo tempo que nos passam as informações, já estamos tomando as providências", ressaltou o coronel.

Números de Guarulhos do CPA-M7
Total de ocorrências: 30.238
Boletins elaborados: 23.147
Veículos localizados: 2.023
Flagrantes de tráfico: 202
Prisões em flagrante: 688
Armas apreendidas: 293

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