Os profissionais que trabalham no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) receberam no ano passado 1.656.000 chamados em sua central, o equivalente a 138 mil por mês. Destes, somente 30.238 viraram ocorrências efetivamente, o que representa 1,81% de todos os chamados do ano passado.Os números foram revelados na manhã de ontem, em entrevista coletiva no Comando de Policiamento de Área (CPA-M7), em Guarulhos.
Outro número revelado pelo CPA e que chama a atenção, é o elevado número de trotes recebidos pelo Centro de Operações. Ao todo são 560 trotes por dia somando mais de 16 mil por mês. "Infelizmente o número de trotes ainda é muito alto mesmo com todo o alerta que fazemos a população. Muitos deles são dados por crianças e adolescentes. Como o número fica registrado, tentamos localizar os responsáveis pelas crianças e alerta-los sobre o ocorrido", disse o tenente Barbosa, responsável pelo Copom na cidade.
Juntamente com o coronel Belucci, comandante do 31º Batalhão, o tenente Barbosa falou também sobre a necessidade de informações corretas no momento em que o cidadão liga para o 190, telefone da Central. "Muitos perguntam o motivo de fazermos tantas perguntas quando os policiais do Copom atendem o telefone. Precisamos do maior número de informações para tomar as providências certas", disse o tenente.
"Sabemos que a pessoa está em uma situação de emergência quando solicita o 190, mas pedimos que mantenha a calma pois, ao mesmo tempo que nos passam as informações, já estamos tomando as providências", ressaltou o coronel.
Números de Guarulhos do CPA-M7
Total de ocorrências: 30.238
Boletins elaborados: 23.147
Veículos localizados: 2.023
Flagrantes de tráfico: 202
Prisões em flagrante: 688
Armas apreendidas: 293