Estadão

Mercado Pago terá na Black Friday cupom de R$ 1.000 e até R$ 14 milhões em descontos

O Mercado Pago vai conceder até R$ 14 milhões em descontos para clientes que fizerem compras no Mercado Livre no período da Black Friday e pagaram através do banco digital. Com cupons de desconto de até R$ 1.000, a fintech se juntará pela primeira vez à campanha da operação de varejo do grupo para data de promoções.

Serão três cupons em dias e horários específicos: um de R$ 500, para compras de no mínimo R$ 700, nesta quinta-feira, 23; outro de R$ 1.000, para compras a partir de R$ 1.200, no sábado, 25; e mais um de R$ 500, com compra de no mínimo R$ 700, na segunda, 27.

Os três cupons serão liberados após o "aperto de mão" dado em programas da TV Globo, nas edições do <i>Encontro</i> de quinta e segunda, e no <i>Altas Horas</i> de sábado. Serão 1.000 cupons, com validade de cerca de um dia. Terão acesso aos descontos os usuários do Mercado Pago que paguem as compras feitas no Mercado Livre com o saldo em conta que possuem no banco digital.

Essa é a primeira vez que as duas marcas unem forças na Black Friday. Até então, o Mercado Pago fazia promoções para os lojistas que fazem cobranças através de suas ferramentas, o que continua a acontecer. O "aperto de mão" entre as operações é parte do esforço do grupo de varejo online para reforçar junto ao público que o Mercado Pago é o banco digital do Mercado Livre.

"Estamos trabalhando há quase dois anos em uma estratégia de aproximação de fintech com commerce varejo", afirma a vice-presidente de Marketing do Mercado Pago, Pethra Ferraz. "É um momento estratégico de consolidar essa sinergia."

Segundo Ferraz, o objetivo é aumentar a quantidade de downloads do aplicativo, além da ativação das contas e do cartão de crédito. A primeira meta foi alcançada: os downloads do Mercado Pago atingiram o pico dos últimos 18 meses, de acordo com ela, graças à primeira etapa da campanha, com cupons de R$ 35 a R$ 70.

Neste ano, o Mercado Pago fará o maior investimento em marketing da história, em valor não informado. Na Black Friday, o aporte será cinco vezes maior, de olho na associação ao Mercado Livre.

O grupo passou a associar as duas marcas de forma explícita após detectar que nem todo cliente em potencial sabia que o Mercado Pago era parte do Mercado Livre. Em um mercado extremamente competitivo – o de bancos digitais -, esse reforço faz a diferença, na visão da companhia. Segundo Ferraz, aumentou em 40% junto ao público o conhecimento de que o Mercado Pago faz parte do grupo.

<b>Disposição para comprar</b>

A fintech fez uma pesquisa com usuários seus e do Mercado Livre que mostrou que 50% estão dispostos a gastar mais na data este ano que em 2022. O cartão de crédito é o meio de pagamento campeão na preferência para a Black Friday, com 69% dos entrevistados o escolhendo. O Pix é o predileto de 17%, seguido pelo débito (7%) e outros métodos (7%).

Levantamentos do setor de cartões têm apontado a mesma tendência: na Black Friday, o cartão de crédito segue como forma de pagamento predileta, graças à facilidade de uso em compras pela internet. Entretanto, o Pix vem ganhando espaço, em especial entre clientes que antes pagavam as compras via boleto. O débito, alvo de um esforço do setor para facilitar seu uso online, mantém público fiel.

O Mercado Pago aponta ainda que as três categorias mais buscadas pelos clientes brasileiros incluem eletrodomésticos, eletrônicos e celulares e moda e decoração. O levantamento ouviu cerca de 8.000 usuários entre 18 e 22 de setembro.

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