A Mercedes-Benz traz para o Brasil a nova geração de seu Classe C, o automóvel da marca mais vendido no mundo, com uma série de inovações, incorporando recursos e tecnologias até agora só encontrados em automóveis de categorias superiores. São quatro versões, o C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.
Segundo material de divulgação da Mercedes, novos sistemas de assistência proporcionam segurança no mais alto padrão. Na aparência, o novo Classe C adota um estilo arrojado, evidenciado por seu design marcante e por seu interior de altíssima classe. Inúmeras inovações e equipamentos colaboram para o conforto e a refinada esportividade do sedã.
A marca da estrela aponta que o “novo Classe C traz um design sensual, bem definido e um amplo conjunto de inovações técnicas, assim como um abrangente leque de equipamentos de série e índices exemplares de emissões e consumo de combustível”.
O sedã ganhou dimensões maiores, com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). A consequência é um interior ainda mais espaçoso, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo, e um porta-malas com 480 litros de capacidade.
Visualmente, o novo Classe C apresenta elementos que remetem à Classe S da Mercedes-Benz. A vista lateral, com o longo capô, revela as clássicas e equilibradas proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. As versões definidas para o Brasil trazem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED. Na C 250 Sport, ainda mais completa, também está disponível o Intelligent Light System. O design noturno característico dá ao novo Classe C um visual muito próprio e exclusivo quando escurece. Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED em todas as versões.
O Intelligent Light System adapta os faróis automaticamente às condições climáticas, iluminação ambiente e condições de direção, proporcionando maior segurança ao condutor. O sistema conta com faróis variáveis com cinco funções: luz de curva dinâmica, luz de esquina, luz de estrada, farol alto adaptativo e luz de neblina ampliada.
Interior
Os designers da Mercedes-Benz criaram para o novo Classe C um interior com cuidadosa seleção de materiais de alta classe e toque agradável, assim como a precisão dos detalhes finamente manufaturados. O interior se integra à nova linguagem de design, que combina com perfeição sensualidade e esportividade, contribuindo para a excepcional sensação de qualidade do habitáculo.
Ainda segundo a marca, o motorista e o passageiro da frente desfrutam de um ambiente com amplo espaço e alto luxo, com estilo moderno. Os designers combinaram a arquitetura dos modelos esportivos da marca com um console central totalmente novo, apresentando linhas fluídas e esportivas. Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço.
Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 7 polegadas ou 8,4 polegadas, quando combinado ao COMAND Online (no C 250 Sport).
Cinco aberturas de ar redondas dão um toque esportivo ao painel. Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste fascinante e tangível com o visual mais quente dos outros materiais, como a madeira presente no console central ou o couro sintético ARTICO no painel de instrumentos. A sensação de "upgrade" continua nos controles. Todas as teclas têm design tridimensional de alta qualidade e são dispostas de maneira clara.
O inovador touchpad no descanso para a mão no túnel central é mais um passo evolucionário desenvolvido pela Mercedes-Benz. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos, que torna a operação verdadeiramente intuitiva.
Motores
Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C combinam rapidez de resposta e potência exemplar com os mais altos níveis de eficiência e o melhor desempenho da categoria em emissões. Para obter esses resultados, a Mercedes-Benz transferiu a tecnologia BlueDIRECT de seus motores V6 e V8 para as versões de quatro cilindros.
A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida". Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.
A função ECO start/stop, de série em todas as versões do Classe C, desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.
Trocas de marchas com suavidade são garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi aprimorada ainda mais pela Mercedes-Benz, visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao conduzir.
Entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop.
Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral – curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).
Versões e equipamentos
O C 180 é oferecido em duas versões de acabamento, Avantgarde – mais esportiva com materiais cromados e acabamento na cor preta high gloss – e Exclusive, com acabamento elegante em madeira e ar requintado. O preço é único para as duas versões: R$ 138.900,00.
O C 200 custa R$ 154.900,00 e é oferecido na versão Avantgarde, com rodas de liga leve de 17 polegadas com design especial e detalhes adicionais, como teto solar elétrico, Active Park Assist, banco do motorista com controles elétricos e espelhos externos com rebatimento automático.
Mais esportivo, o C 250 Sport chega com o valor de R$ 189.900,00 e acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System). O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.