Sem considerar o Carnaval, o mês de abril conta com o primeiro feriado prolongado do ano, que terá quatro dias seguidos de folga, sem qualquer emenda. Começará no dia 18 com a Sexta-Feira Santa, e vai até segunda-feira, dia 21, o feriado de Tiradentes.
Desta forma, sem precisar de qualquer ponto facultativo ou reposição de horas em um dia de semana com as famosas “emendas”, geralmente concedidas na iniciativa privada com a devida compensação deste tempo, é possível programar viagens de até quatro dias neste período. Será uma ótima oportunidade para o setor de turismo e ativar o comércio em diferentes regiões.
Em cidades como o Rio de Janeiro, onde o 23 de abril, dia de São Jorge é feriado municipal, a emenda poderá chegar a seis dias de folga.
Confira a sequência dos feriados nacionais em abril:
- 18 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 20 de abril (domingo): Páscoa
- 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes
Tempo e temperatura
Segundo o Climatempo, ao longo do mês de abril, há a previsão de chegada de três frentes frias, que devem ter força para causar queda de temperatura no estado de São Paulo. A atuação do ar frio não será igual sobre todas as regiões do estado. As áreas ao sul e leste do estado vão sentir um impacto maior (resfriamento mais acentuado) do que as outras regiões paulistas.
A primeira frente fria de abril que terá impacto notável em São Paulo passa pelo estado na sexta-feira, 4 de abril, e a influência do ar polar será sentida no primeiro fim de semana do mês.
A segunda massa de ar frio de abril que deve causar um resfriamento perceptível em São Paulo está sendo esperada para meados de abril, um pouco antes do feriado prolongado. A terceira massa polar relevante deve vir no fim de abril, com maior potencial de frio no estado de São Paulo. Ou seja, há grandes chances de o feriado prolongado entre 18 e 21 ter um tempo bom, o que possibilitará programar viagens de forma mais tranquila, tanto para o litoral como para o interior.
Mesmo com a passagem destas massas polares, a previsão é de que abril de 2025 termine com temperatura acima da média que seria normal para esta época em praticamente todas as regiões paulistas. Apenas o sul do estado, que inclui áreas como o Vale do Ribeira e o litoral sul, devem ter temperatura dentro da média.