Educação

Mesmo com novas disciplinas, pais reclamam de ensino público

As queixas continuam mesmo com a exigência de aulas como de Língua e Cultura Estrangeira, Arte Musical e Plásticas agregadas à grade curricular

Mesmo com a inclusão das disciplinas de Língua e Cultura Estrangeira (inglês), Arte Musical, Educação Física e Artes Plásticas à grade curricular dos alunos de Ensino Fundamental da rede pública municipal, conforme anunciou a Secretaria Municipal da Educação em publicação no Diário Oficial da última sexta-feira, pais de estudantes ainda consideram o ensino insuficiente.

A comerciante Valmeire Camargo, 39 anos, conta que a filha matriculada na segunda série do Ensino Fundamental da rede municipal passou a ter aulas de língua inglesa no mês de agosto. "Apesar de ter sido feita apenas no mês de agosto, gostei da inclusão da disciplina de inglês. Porém, acho que as crianças deveriam ser mais valorizadas na escola, sendo que as com maiores dificuldades de aprendizado deveriam ter atendimento reforçado pelos professores", disse comerciante.

A dona de casa Naiara Aparecida Amaral, 27, reforça o comentário de Valmeire ao comentar que "o ensino público da cidade está muito fraco. Meu filho tem dificuldade e a professora não ajuda. Inclusive, o menino nunca tem lições para fazer em casa". Naiara também considera o número de escolas municipais de sua região, Cabuçu, muito pequeno comparado à necessidade da população local. A dona de casa Tânia de Souza, 30, se queixa ainda de falta professor ao mencionar, "minha filha, que estuda na EPG Jean Piaget, está sem professor fixo desde o início do ano. É um desgosto".

Em contrapartida, a promotora de vendas Adriana Andrade, 29, diz estar satisfeita com o ensino público municipal. "Minha filha tem aprendido e, além disso, a cidade dispõe de transporte, alimentação e material escolar para as crianças".

Música e arte – A Pasta informou que inseriu oficialmente no currículo as aulas de Língua e Cultura Estrangeira (inglês), Arte Musical, Educação Física e Artes Plásticas, que antes contemplavam apenas uma parte dos alunos de algumas escolas. Agora, todos os alunos dos terceiros e quartos anos já têm aulas destas áreas de conhecimento, além de alguns segundos e primeiros anos – com exceção ao ensino musical, que está sendo inserido gradativamente. A secretaria afirma ainda que, na medida em que contrata novos professores, os quais são concursados, ampliará automaticamente o número de alunos atendidos. Além de aulas teóricas e práticas com instrumentos de sopros (clarinetes, saxofones, trompetes e trombones) e percussão (bombo e pratos), os alunos também terão aulas de canto coral.

No caso da disciplina de Artes Plásticas, as aulas exploram elementos das artes visuais como ponto, linha reta, cores e profundidade de diversos gêneros, como pintura e escultura. As aulas serão ministradas dentro do horário normal da escola, exceto nos CEUs Pimentas e Ponte Alta (Paschoal Leme e no Adamastor Centro), que ocorrem no contraturno.

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