O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) usou em redes sociais fotos de uma mesma mulher, que teria sido ferida na noite de sábado em uma invasão em Guarulhos, com duas blusas diferentes, conforme análise das imagens realizadas pelo GuarulhosWeb.
Depois de serem retirados de uma área pública localizada no Parque Uirapuru, região de Cumbica, por homens da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, com o apoio da Polícia Militar, na noite deste sábado, os invasores passaram a divulgar em redes sociais que “dezenas” deles foram agredidos. Segundo alegam, os invasores foram retirados à força, após serem atingidos por balas de borracha e bombas de efeito moral.
No entanto, integrantes da GCM – que participaram da operação – informam que apenas reagiram a ataques dos invasores, que insistiam em permanecer nas terras tomadas à força no final da noite anterior, quando foram levados pelo MTST em dois ônibus e um micro, além de carros particulares. Ao longo de todo o sábado, foram acompanhados por advogados, pelo vereador petista Edmilson de Souza e pelo deputado estadual também do PT, Alencar Santana. O primeiro, inclusive, comemorou a invasão – considerada uma ação criminosa – nas redes sociais.
A GCM havia cercado o local para impedir que novos invasores entrassem na área pública, após um acordo feito com as lideranças do MTST na tarde de sábado. Mas à noite novos invasores começaram a chegar com madeiras compensadas, ferramentas e materiais para erguer novas barracas, o que não foi permitido. Neste momento, houve o princípio da confusão, quando os agentes da Guarda Municipal entraram em confronto com os invasores. Viaturas da corporação foram danificadas.
Imagens manipuladas
Na divulgação do MTST, há algumas fotos que podem ter sido manipuladas. O GuarulhosWeb identificou em páginas do Facebook ligadas aos invasores duas fotos de pessoas com blusas diferentes, mas que – segundo a análise da imagem – se tratariam da mesma pessoa. As fotos mostram o ferimento nas costas de uma mulher que primeiro aparece com uma blusa preta. Depois, o ferimento – no mesmo ponto das costas – é mostrado em uma pessoa com blusa azul.
Porém, os dois usam exatamente a mesma calça, como é possível identificar na etiqueta. Em ambas as imagens a mulher, que está de costas, usa um sutiã preto. Ou seja, segundo a divulgação dos invasores, duas pessoas diferentes que usavam calças exatamente iguais e sutiãs pretos foram atingidas no mesmo ponto das costas.
Destruição
O GuarulhosWeb obteve também imagens de uma viatura da GCM, que teve o vidro da frente arrebentado por uma pedra de grande porte, que teria sido arremessada pelos invasores. O veículo utilizado pelo secretário de Segurança, Gilvan Passos, também foi avariado durante o ataque dos integrantes do MTST.