A Prefeitura de Guarulhos ainda não anunciou se oferecerá transporte público gratuito no próximo domingo, dia das eleições para presidente e governador, já que a medida pode implicar em altos custos para a administração na concessão de subsídios às empresas concessionárias da cidade. No entanto, no primeiro turno, sem oferecer transporte grátis, Guarulhos teve a mais baixa taxa de abstenção entre os maiores municípios do Estado, inclusive alguns que liberaram as catracas dos ônibus.
No primeiro turno, no último dia 3 de outubro, Guarulhos teve apenas 16% de abstenção, taxa considerada baixa em comparação com outros municípios. Na Capital, o não comparecimento às runas foi de 21,3%, em Campinas de 21,91%, em Diadema de 19,8%, em Ribeirão Preto de 22,8%, em São Bernardo do Campo de 19,2%, em Sorocaba de 18% e em São Caetano do Sul de 18,4%.
Um dos motivos da baixa abstenção em Guarulhos se deve ao fato de que o Tribunal Regional Eleitoral já estabelece que os eleitores devem votar em locais próximos das residências onde moram. Ou seja, não dependem do transporte público. Como Guarulhos foi uma das cidades que fez a atualização cadastral por conta da necessidade de biometria, a maioria absoluta dos 928 mil eleitores da cidade vivem próximos dos locais de votação.