O total da PLR, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, pode chegar a R$ 6.875,00 por trabalhador. A segunda parcela será paga em janeiro de 2014.
“É o maior valor de uma primeira parcela já paga na empresa”, afirma Heleno B. da Silva (Heleno Metalúrgico), diretor do Sindicato e funcionário da Cummins. Ele lembra que o pagamento contempla igualmente todos os empregados. “Não há diferenciação. O benefício é o mesmo”, reforça.
Segundo a subseção do Dieese (Departamento Intersindical de estatísticas e Estudos Socioeconômicos) no Sindicato, a primeira parcela injetará R$ 4.339.395,00 na economia da região. O economista Rodolfo Viana lembra queo valor equivale acerca 180 carros populares zero quilômetro. Ele avalia que a retomada do setor automotivo e o aumento do emprego em Guarulhos ajudaram o Sindicato a negociar uma PLR melhor.
A empresa é especializada em motores diesel, geradores, tubos e emissões. O acordo do benefício referente a 2013, negociado pelo Sindicato e Comissão de Trabalhadores, foi aprovado em assembleia no mês de abril.