Economia

Metalúrgicos e agentes de saúde também protestam

Além da categoria dos químicos, os agentes de saúde do município se manifestaram em busca de melhores condições de trabalho e reajuste salarial.

Para o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap), Denilson Bandeira, a remuneração mensal dos agentes é a menor dentre as atividades profissionais oferecidas pela Prefeitura. "Foi encaminhado documento para o Governo Municipal com a proposta de salário médio de R$ 1.250 e reavaliar funções. Estamos aguardando uma resposta da Administração para que possamos agendar reunião para discutir o assunto".

Bandeira aponta que os profissionais exercem outras atividades, além daquelas atribuídas ao cargo, caracterizando acúmulo de funções. "A função do Agente de Saúde é a de atender as famílias que estão localizadas na região para qual ele foi contratado e com uma meta de atendimento mensal de 250 famílias. Eles estão realizando tarefas que pertencem a outros agentes, como na campanha contra a dengue, executada pelo agente de controle de zoonoses", declara.

Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos decidiu ir ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) e solicitar início de greve na Sociedade Brasileira de Blindagens (SBB) pela negativa da empresa em negociar as reivindicações. A classe pede pela regularização dos direitos trabalhista, já que prestam serviço em desconformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e reajuste salarial. "Cerca de 40 funcionários da metalúrgica procuraram o sindicato para relatar as irregularidades cometidas pela empresa. A SBB não recolhe impostos, deixa de pagar hora extra no holerite e de reajustar os salários conforme convenção coletiva da categoria", esclarece o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos, Heleno da Silva.

"O Ciesp orienta a não fazer acordos fora da data prevista em convenção coletiva. Me preocupa a forma como o empresário conduz as negociações de forma particular", explica o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de Guarulhos (Ciesp), Daniele Pestelli, sobre as possíveis paralisações das categorias.
Durante todo o dia, o Guarulhos Hoje procurou a Sociedade Brasileira de Blindagem (SBB) para esclarecimentos sobre as ações do Sindicato dos Metalúrgicos, porém não foi atendida até o fechamento desta edição.


Posso ajudar?