O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizou na manhã nesta quinta-feira oficina sobre racismo e desigualdade. O evento, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, lotou o auditório da sede, com mais de 200 pessoas. Participaram representantes de movimentos negros, sindicalistas, empresários e os vereadores Heleno Metalúrgico e Professor Jesus, presidente da Câmara, ambos do PDT.
“Reforçamos nossas bandeiras na luta contra a discriminação com esse grande evento, que foi o primeiro e, com certeza, vai se tornar tradição em Guarulhos”, destacou o secretário-geral do Sindicato, Célio Ferreira Malta.
A gerente-técnica da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura, Mabel Assis, abordou o tema “Conversando sobre racismo”. Sandra Santos, pedagoga e conselheira do Compir (Conselho da Promoção da Igualdade Racial), falou de “Desigualdades de Gênero e Raça no mercado de trabalho”.
O evento foi encerrado com a entrega do prêmio Abdias Nascimento, criado pelo Sindicato para homenagear pessoas que contribuem com a causa da igualdade racial. Abdias foi escritor, poeta, ator, pesquisador, escultor, professor e político, que dedicou sua vida às lutas dos afrodescendentes.