Nesta segunda-feira (24), o Metrô de São Paulo deu início ao processo de licitação para a construção da nova Linha 19-Celeste, que conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, no Centro da capital paulista. A licitação inclui a elaboração do projeto executivo e a implementação de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.
O edital completo da obra será publicado nesta terça-feira (25) e a licitação ocorrerá de forma eletrônica, com a divisão das propostas em três lotes:
-
Lote 1: Da estação Bosque Maia até Itapegica
-
Lote 2: Da estação Jardim Julieta até Vila Maria
-
Lote 3: Da estação Catumbi até Anhangabaú
As propostas serão recebidas nos dias 4, 5 e 6 de junho. O governo estadual espera que, até o final deste ano, os contratos sejam assinados e o desenvolvimento dos projetos executivos seja iniciado. O início das obras está previsto para 2026, com um prazo de até 72 meses para a conclusão.
O custo total estimado para a construção da Linha 19-Celeste é de R$ 19,5 bilhões, que serão investidos de forma gradual durante a implementação do projeto, abrangendo tanto as obras civis quanto etapas futuras, como a aquisição de trens e sistemas de controle, além de possíveis desapropriações.
A nova linha promete transportar cerca de 630 mil passageiros diariamente, além de oferecer integração com outras três importantes linhas do Metrô paulistano: as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, proporcionando mais mobilidade e conectividade para a cidade e região metropolitana.