Cidades

Metrô adia novamente licitação para obras da Linha 19-Celeste, que ligará São Paulo a Guarulhos

O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (18) um novo adiamento na licitação das obras da Linha 19-Celeste, que vai ligar o centro da capital paulista ao Bosque Maia, em Guarulhos. Após alterações anteriores, os certames foram remarcados para o mês de setembro de 2025.

A decisão foi tomada após uma rodada de esclarecimentos às empresas interessadas, o que motivou mudanças nos prazos de entrega das propostas. O processo licitatório está dividido em três lotes: o Lote 1, que abrange o trecho entre o centro de São Paulo e a estação Vila Maria, será licitado no dia 22 de setembro; o Lote 2, de Vila Maria até Jardim Julieta, terá sua licitação em 23 de setembro; e o Lote 3, que vai de Jardim Julieta até o VSE 18, após o Bosque Maia, em Guarulhos, será licitado no dia 24 de setembro.

A obra será executada de forma faseada, mas com os três lotes sendo construídos simultaneamente, o que pode acelerar a entrega da linha. Parte do traçado da Linha 19 já está em processo de desapropriação de imóveis e terrenos. Um novo lote de desapropriações, referente ao trecho entre a região da São Bento e a divisa com Guarulhos, está previsto para ser divulgado ainda em 2025.

Quando concluída, a Linha 19-Celeste terá 15 estações — cinco delas em Guarulhos — e será integrada às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. A linha partirá da estação Anhangabaú, próxima ao Terminal Bandeira, e incluirá uma estação no bairro do Pari (Cerealistas), nas imediações da Feirinha da Madrugada, com possível conexão com a Linha 11-Coral da CPTM. O projeto também prevê um novo pátio para estacionamento e manutenção dos trens e a aquisição de uma frota nova para a operação da linha.