O Metrô de São Paulo lançou um novo projeto piloto que permite aos passageiros pagar a tarifa diretamente em catracas exclusivas, utilizando cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (1), terá uma duração inicial de seis meses e busca avaliar a aceitação dos usuários e a necessidade de ajustes no sistema.
Em Guarulhos, o prefeito Lucas Sanches (PL) vetou no mês passado um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que permitiria o uso de cartões de crédito e débito, além de PIX, no transporte coletivo municipal.
O teste começou nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e será expandido ao longo de dezembro para as linhas 2-Verde e 15-Prata.
Como é o funcionamento?
Serão aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo que estejam habilitados para pagamentos por aproximação.
Os principais benefícios desta novidade para os passageiros são:
- Rapidez no embarque o pagamento é realizado em segundos, apenas aproximando o cartão físico no validador.
- Conveniência e Praticidade dispensa a necessidade de recargas, uso de dinheiro físico ou compra antecipada de bilhetes.
- Integração Digital amplia o leque de opções, permitindo o uso de cartões cadastrados em carteiras eletrônicas.
Atualmente, o embarque pode ser feito com cartões de transporte (Bilhete Único ou Top) ou bilhetes QRCode.
Durante o período de teste, o sistema terá regras específicas:
- Será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado.
- Não serão consideradas as regras de integração com outros modais (ônibus ou outros sistemas de trilho).
- O usuário que utilizar o cartão só poderá passá-lo novamente em uma catraca do Metrô após 30 minutos, período que poderá ser reduzido após a análise dos testes.
- Cartões virtuais em smartphones ou smartwatches não serão aceitos neste primeiro momento.
Cada estação terá ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para esse tipo de pagamento, devidamente sinalizado. Estações de maior movimento contarão com promotores identificados para orientar os passageiros no uso da nova tecnologia.
A medida alinha o sistema de transporte metroviário de São Paulo aos padrões digitais já adotados em grandes sistemas de transporte ao redor do mundo, reforçando o compromisso com a inovação.
Confira as linhas que utilizaram o pagamento:
- Linha 1-Azul: Tucuruvi (estação com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (estação com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (estação com orientadores), Liberdade (estação com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (estação com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas, Conceição
- Linha 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda (estação com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (estação com orientadores), Anhangabaú (estação com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (estação com orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (estação com orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera
- Início da aceitação no decorrer de dezembro:
Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente
Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial
Perguntas e respostas
Quais cartões de crédito e débito funcionam para pagamento por aproximação no Metrô de São Paulo?
R: Inicialmente, são aceitos somente cartões físicos que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Deverei colocar a senha do meu cartão no bloqueio (catraca)?
R: Não será preciso. Os cartões que têm a função de aproximação ativada não requerem a senha do cartão para uso nos bloqueios (catracas) do Metrô.
Posso passar meu cartão em qualquer bloqueio (catraca) das estações do Metrô?
R: Não. Nesta fase do piloto, as estações contam com bloqueios exclusivos para o pagamento por aproximação. Eles estarão sinalizados para facilitar sua localização pelo passageiro.
É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?
R: Não. O bloqueio (catraca) cobrará na função definida pela sua instituição bancária.
Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nos bloqueios?
R: Nessa fase do piloto ainda não é possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios.
É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?
R: Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão de transporte (Bilhete Único ou Top).
Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?
R: Nesse momento, por se tratar se tratar de fase inicial do piloto, será possível passar o cartão 2 vezes com intervalo de 1 minuto entre as utilizações. Depois será possível utilizar o mesmo cartão novamente após 30 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada. Essa parametrização poderá ser alterada no decorrer do piloto, de acordo com os resultados de utilização obtidos.
Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?
R: É essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar erro de leitura ou cobrança em cartão diverso do escolhido.
Se o cartão não passar, o que devo fazer?
R: O usuário pode adquirir a passagem na bilheteria ou outros canais de venda disponíveis na estação e entrar em contato com o banco ou a administradora do cartão para ver por que não passou.
O pagamento por aproximação é seguro?
R: O pagamento por aproximação é rápido, prático e seguro. É ideal para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.


