Em nota, o Metrô informa que, segundo estudos como a Pesquisa Origem e Destino (que traça a radiografia dos deslocamentos diários na Região Metropolitana), Guarulhos deve ser atendida por um sistema de metrô convencional, de grande capacidade.
O Metrô reitera que Guarulhos terá não apenas uma, mas duas linhas: 2-Verde e 19-Celeste, já que Guarulhos, depois da capital paulista, é o município que concentra a maior população do Estado. "A opção pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um sistema de transporte coletivo de média capacidade, não é compatível com a quantidade de usuários existente neste município".
Já em futuro próximo, a extensão da Linha 2-Verde, que deverá ter suas obras iniciadas em 2013, beneficiará diretamente os moradores de Guarulhos pelo fato evidente de sua estação Dutra ficar a cerca de 400 metros do limite deste município com São Paulo.
O Metrô esclarece também que o centro de Guarulhos será atendido futuramente por outra linha metroviária, já planejada, a Linha 19-Celeste, que ligará o bairro de Campo Belo, na zona Sul de São Paulo, ao distrito de Tancredo Neves, em Guarulhos.