Cidades

Governo do Estado libera obras da Estação Dutra do Metrô em Guarulhos

Nos últimos dias, o Metrô de São Paulo deu um passo significativo para a expansão da Linha 2-Verde, que atenderá a cidade de Guarulhos. Após a liberação das obras da futura estação Ponte Grande, a primeira estação da Linha 2-Verde na cidade, o governo estadual autorizou também a construção de outras duas paradas importantes: as estações Fernão Dias e Dutra. Ambas farão parte da extensão da linha que seguirá da Penha até Guarulhos.

A estação Dutra, que ficará localizada ao lado do Shopping Internacional de Guarulhos, se conectará diretamente com a futura Linha 19-Celeste, que está em processo de implantação e que também terá início das obras previsto para 2026.

Já a estação Fernão Dias, anteriormente chamada de “Paulo Freire”, ficará no bairro da Vila Guilherme.

As obras dessas duas estações, assim como a da Ponte Grande, serão executadas pela PowerChina International Group, por meio do “Consórcio Construtor Metrô Linha 2 Verde Lote 7”. O contrato para essas construções tem vigência até 2032, o que estabelece uma previsão para a entrega do trecho completo entre a Penha e a Dutra, com quase seis quilômetros de vias.

Em entrevista recente, o governador Tarcísio de Freitas confirmou que a escavação dos túneis da extensão da Linha 2-Verde, por meio do “tatuzão” (máquina de tunelamento), deverá começar em 2026. Esse processo marcará o início de uma nova fase na construção, que inclui a criação de cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.

Posso ajudar?