Artigos

Metrô wm Guarulhos não é sonho, mas sim, algo inimaginável

Parecia impossível, mas o corintiano conseguiu realizar dois dos seus maiores sonhos: a conquista da Libertadores e a construção da sua arena. Feitos que até então, para muitos pareciam impossíveis. Mas pelo jeito, impossível mesmo, é o metrô chegar até Guarulhos, visto a falta de comprometimento do governo do Estado em trazer o transporte para a cidade. O Metrô não é um sonho distante, mas sim algo inimaginável.


 


Na verdade, parece que ninguém se entende e não fala a mesma língua. Em visita a cidade nesta segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin simplesmente desconversou sobre o assunto. Falando que é necessário fazer um estudo, e outras desculpas e nem mesmo quis falar sobre prazo das obras . No entanto, ficou claro que a linha verde, que ligaria a Vila Prudente (Zona Leste da Capital) até Guarulhos, pelo jeito, não sairá do papel. Ou caso isso aconteça, deve ficar para a próxima década, nos anos de 2020, e olhe lá.


 


Antes da visita do governador, quem deu o “ar da graça” foi o secretário de Transportes do Estado, Jurandir Fernandes, enumerando tantas linhas de metrô na cidade que fazia o pobre cidadão guarulhense ter pelo menos a sensação que finalmente essa modalidade de transporte chegaria até a cidade.


 


 O secretário afirmou, sem nenhum pudor, que em 2017 o guarulhense poderia contar com a linha verde e ainda enfatizou mais uma linha a Azul, que ligaria a região da Paulista a Guarulhos. E para isso, seriam criadas seis estações, Dutra, Vila Endres, Castelo Branco, Guarulhos, Tancredo Neves e Cecap.


 


Na verdade, a situação é ainda mais grave. Pois talvez nem mesmo o trem, ou seja, a linha 13 Jade chegue até o aeroporto. A linha verde da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no papel só prevê duas estações, ou seja, a Engenheiro Goulart (Penha) e a Zezinho Magalhães (Guarulhos) e o prolongamento da linha Jade, tem projeção para ficar pronta apenas em 2020.


 


Na verdade, o que o guarulhense necessitava mais, do que a linha do trem seria a de metrô. Pois, caso a linha férrea que liga o bairro da Penha fique pronta, será necessário uma verdade via sacra para o guarulhense chegar até o metrô, já que para isso, terá que pegar o já sucateado trem da CPTM para só então depois chegar a estação Penha do Metrô. Agora, tem um outro ponto em questão. Será que o guarulhense conseguirá embarcar no horário de pico. Pois há muito tempo o Metrô convive com excesso de passageiros. Quem viver, verá.

Posso ajudar?