Depois de oito anos investindo na aviação executiva – incluindo aí um período de forte crise, quando praticamente ninguém continuava apostando no setor -, o empresário Michael Klein se desfez do negócio e ampliou o foco nos segmentos imobiliários e de concessionárias. Dos 13 hangares e das 33 aeronaves que sua empresa Icon Aviation chegou a ter, restaram dois aviões, dois helicópteros e dois hangares, em Sorocaba (SP) e Pampulha (MG).
Durante todo o período em que atuou no segmento aéreo, Klein teve resultados positivos apenas em 2018, quando a empresa foi impulsionada pelo fretamento de aeronaves por candidatos à Presidência e a governos de Estado e por clientes que foram à Rússia para ver a Copa do Mundo. Apesar do desempenho ruim por quase uma década, foi a pandemia que acabou de vez com a intenção do empresário – maior acionista da Via Varejo, grupo dono das marcas Casas Bahia e Ponto Frio – de ter lucros com a aviação.
"Passamos o ano passado inteiro sem poder fazer voos de longo alcance. Os países com fronteiras fechadas. Acho que a aviação executiva, em 2021 inteiro, não vai decolar", diz ele, que vendeu a maior parte de sua frota para a Voar, empresa do segmento com sede em Goiás. Aeronaves maiores, porém, foram comercializadas nos EUA.
Pelo acordo fechado com a companhia goiana, Klein fretará suas aeronaves para a empresa quando ela precisar de um modelo que não possui. "Eles terão prioridade nas minhas aeronaves", diz. Klein manteve um avião de oito lugares, um de seis e dois helicópteros também de seis lugares, além de continuar como representante para vendas de helicópteros da fabricante italiana Leonardo.
Segundo o empresário, as aeronaves que lhe restaram também podem ser vendidas. "Mas posso comprar outras também. Vender o que tenho e trocar por alguma melhor. Não tem problema nenhum", acrescenta entre risos.
Apesar dos anos de investimentos (apenas em 2018 e 2019, foram R$ 120 milhões) e da falta de retornos, Klein afirma que não foi um erro apostar no setor. "Não chamo de erro. É um mercado muito dinâmico. Achamos que foi bom ter essa experiência. Não foi rentável. Por isso, também achamos melhor sair neste momento."
Ao contrário da empresa de aviação executiva, a de concessionárias vai bem, segundo o empresário. Recentemente, ele adquiriu duas lojas da Honda no litoral de São Paulo. Com a aquisição, Klein passa a ter sete concessionárias – possui também duas da Mercedes-Benz e três da Jaguar Land Rover. "Acreditamos que boa parte do capital investido na Jaguar já retornou para fazermos novos investimentos. Vamos procurar outras marcas boas (para continuar expandindo)."
<b>Mercado</b>
Filho do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein, o empresário diz não saber "ficar parado". "Agora, o mercado está bom de preço. Pessoal não está querendo investir muito. A gente está percebendo isso no setor imobiliário. Tem muitas empresas, terrenos, áreas que estão sendo oferecidas. Uma vez por semana a gente se dedica a pegar o helicóptero e visitar novas áreas para empreendimentos."
A intenção de Klein é investir em galpões logísticos, segmento em que começou para atender uma demanda da Casas Bahia e depois passou a oferecer para terceiros. Hoje, possui um em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. "Tudo que recebo hoje vou investir em logística e revendas. Já separamos um valor para investir em logística neste ano. Se não conseguir uma nova área no primeiro semestre, no segundo, vocês terão notícias." O empresário afirma ter sondado a zona leste de São Paulo e a região do ABC paulista.
Além de galpões logísticos, no setor imobiliário Klein é dono de cerca de 300 imóveis, a maioria ocupada por lojas da Casas Bahia. No ano passado, quando deixou a presidência do conselho de administração da Via Varejo, fontes afirmaram que havia um conflito de interesses entre Klein conselheiro e Klein empresário que resultou na saída dele do colegiado. A Via Varejo pedia prorrogação de prazo para pagamento dos aluguéis enquanto as lojas permanecessem fechadas por causa da quarentena.
Klein afirma que não houve desentendimento e que ele concordou em prorrogar os prazos. "Demos uma postergação de prazo de cinco anos para o aluguel", diz. Ele acrescenta ter se afastado da companhia para que seu filho, Raphael, pudesse tocar a transformação digital necessária no grupo.
"Ele tem quarenta e poucos anos. É quem pode falar melhor com o pessoal de tecnologia, que tem outro ritmo, outra maneira de pensar e agir. Acho que ele vai se dar bem. Está se dando bem." Na semana passada, a empresa anunciou lucro de R$ 1 bilhão em 2020, revertendo o prejuízo de R$ 1,4 bilhão registrado um ano antes.
As informações são do jornal <b>O Estado de S. Paulo</b>.