Cinema

“Millennium – Os homens que não amavam as mulheres” é remake tão complexo quanto o original

Com direção de David Fincher, produção chega às telas nesta semana trazendo Rooney Mara e Daniel Craig no elenco

"Você vai investigar o grupo de pessoas mais detestável que já conheceu". É com essa frase que o milionário Henrik Vanger (Christopher Plummer, de "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus") define sua família para o jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig, de "007 – Quantum Of Solace"). O tom usado por Vanger dá uma boa idéia do que esperar dos relacionamentos entre as personagens de "Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres", que chegou hoje aos cinemas brasileiros.

A investigação em questão é o desaparecimento da sobrinha-neta do milionário, Harriet, que sumiu há 40 anos. No dia do sumiço da menina, a pequena ilha em que a família Vanger mora estava isolada do continente – o filme se passa na Suécia – por um acidente de caminhão, o que só aumenta as suspeitas de que um parente foi o responsável. Mas a história, para usar um clichê, é bem mais complexa: o Blomkvist está sendo processado por causa de uma matéria que publicou sem provas suficientes, e o pagamento por sua investigação será na forma de evidências que o ajudem. Antes de contratá-lo, no entanto, o ricaço pediu que a hacker Lisbeth Salander (Rooney Mara, de "A Rede Social") investigasse sua honestidade. Agora, é justamente a Lisbeth, a garota com a tatuagem de dragão do título original do filme, que o repórter pede ajuda para descobrir o que aconteceu com Harriet.

A personagem de Rooney Mara, na verdade, se mostra bastante importante à trama, principalmente por sua relação com os homens e mulheres ao seu redor. Sua aparência, "enfeiada" de propósito é um reflexo do que a faz ter comportamentos singulares, para dizer o mínimo. Com direção de David Fincher ("Zodíaco", "A Rede Social"), o filme é uma refilmagem do premiado longa sueco "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" (2009, de Niels Arden Oplev). Ambos são baseados no best-seller homônimo de Stieg Larsson. Como os livros formam uma trilogia, já há boatos sobre a produção de novos filmes.

Millenium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo). EUA, Suécia, Inglaterra, Alemanha, 2011. Direção de David Fincher. Com Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgård, Steven Berkoff, Robin Wright, Yorick van Wageningen, Joely Richardson, Geraldine James, Goran Visnjic, Donald Sumpter, Ulf Friberg, Bengt C.W. Carlsson, Tony Way, Per Myrberg. Distribuição Sony Pictures.

Posso ajudar?