Cidades

Ministério da Saúde e Sírio Libanês capacitam profissionais de Guarulhos

Guarulhos será contemplada pela iniciativa "Projetos de Apoio ao SUS", desenvolvida pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Instituição de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL).
Por meio dessa parceria, cerca de 40 profissionais de Saúde da cidade, incluindo médicos, terão a oportunidade de participar dos cursos de especialização Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores.
 
A aula inaugural, ministrada nesta segunda-feira (7), no auditório do prédio “F” da Universidade Guarulhos – UnG, contou com a presença da secretária adjunta de Saúde de Guarulhos, Teresa Pinho, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios do Alto Tietê, como Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, que também serão beneficiados pela iniciativa.
 
A parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde para projetos voltados à capacitação de profissionais do SUS conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de instituições de ensino superior do País.
 
Os projetos educacionais são executados pelo IEP/HSL e definidos a partir de necessidades identificadas pelos gestores do SUS. Com abordagens pedagógicas inovadoras, que incluem a aprendizagem baseada em problemas (problematização) e em equipes (educação à distância), e a avaliação com base em critérios, os cursos resultam em projetos aplicativos de intervenção na realidade. Eles são oferecidos na modalidade semipresencial, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 horas de trabalho à distância.
 
Em Guarulhos, as aulas serão ministradas na Escola SUS, no Bom Clima. Durante a abertura da aula inaugural, a secretária adjunta de Saúde de Guarulhos conclamou o público para participar ativamente do que classificou um importante processo. “Nós somos a construção do SUS”, disse. A proposta do projeto é especializar cerca 10 mil profissionais de saúde em todo o Brasil.

Posso ajudar?