O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso positivo de coronavírus na capital paulista. Agora, o caso vai para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova.
O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, registrou em 25 de fevereiro a notificação do caso suspeito de um homem de 61 anos. Ele é brasileiro e viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o teste de contraprova do paciente também deu positivo. A informação teria sido confirmada com uma fonte envolvida no processo. Se a informação se confirmar, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.
“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, diz nota do Hospital Albert Einstein.
O Ministério da Saúde deve fazer um pronunciamento oficial nesta quarta-feira, 26/02, após resultado do Instituto Adolpho Lutz. O governo afirma que vai mapear quem teve contato com o paciente.
Com informações: Folha de S.Paulo e G1