Cidades

Ministério deverá implantar a Rede Cegonha na cidade

Na cidade, o programa irá fortalecer as ações que já são realizadas de assistência às gestantes, fortalecimento do pré-natal e acompanhamento dos bebês

Guarulhos está prestes a aderir ao programa Rede Cegonha. Toda a documentação exigida já foi enviada ao Ministério da Saúde, e aguarda o resultado da homologação para o seu credenciamento e contratualização. Na cidade, o programa irá fortalecer as ações que já são realizadas de assistência às gestantes, fortalecimento do pré-natal e acompanhamento dos bebês.

Lançada no ano passado, e existente em várias cidades do Brasil, a estratégia Rede Cegonha fortalece um modelo de atenção que vai do reforço do planejamento familiar à confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto, pós-parto, até os dois primeiros anos de vida da criança.

As ações previstas na estratégia Rede Cegonha visam qualificar, até 2014, toda a rede de assistência, ampliando e melhorando as condições para que as gestantes possam dar à luz e cuidar de seus bebês de forma segura e humanizada.

"Temos que construir um ambiente acolhedor para que a mulher se sinta mais segura nesse momento e, para isso, é necessário à qualificação do espaço físico e a mudança das práticas", enfatiza a coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, Esther Vilela.

 

Posso ajudar?