O ministro de Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, pediu para que os Emirados Árabes Unidos (EAU) aumentem a sua oferta de petróleo para ajudar a "estabilizar o mercado global", em meio ao aumento dos preços por conta da guerra na Ucrânia, informou em comunicado o ministério japonês.
O pedido foi feito durante reunião com o ministro de Indústria e Tecnologia dos EAU e CEO da Abu Dhabi National Oil Company, Sultão Al Jaber. Jaber expressou à Hayashi "forte desejo de apoiar o Japão, inclusive por meio da estabilização do mercado global de petróleo bruto e dos esforços concretos de descarbonização", destacou a nota.
A reunião ocorreu em meio à pressão de grandes importadores do óleo, como Estados Unidos e Europa, sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para que o cartel amplie sua oferta. Em avaliação feita na semana passada, a Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou que a guerra levará o mercado da commodity a um déficit de oferta, a menos que a Opep aumente sua produção.