Internacional

Ministros das Finanças da China e do Japão retomam conversações

Os ministros das Finanças chinês e japonês se encontraram neste sábado para discutir um aprofundamento da cooperação econômica entre os dois países, uma conversa que foi adiada por cerca de dois anos, em meio às relações tensas entre os gigantes asiáticos.

O ministro das Finanças da China, Lou Jiwei, e vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, concordaram em aprofundar a cooperação financeira, com apoio nos campos econômico, comercial e de investimentos, informou a agência de notícias chinesa Xinhua. Lou e Aso também concordaram em realizar a sexta rodada do Diálogo Financeiro China-Japão em Tóquio no próximo ano.

Ambos os ministros avaliaram que as negociações ajudam a “avançar na relação estratégica e mutuamente benéfica entre China e Japão nos campos econômico e financeiro”, de acordo com um comunicado citado pela Xinhua.

As conversações deste sábado foram a quinta rodada de diálogo entre os ministros de Finanças dos dois países. A última rodada foi realizada em abril de 2012, antes de as relações se tornarem tensas sobre as disputas pelas ilhas no Mar da China Oriental e uma visita do primeiro-ministro Shinzo Abe, em 2013, para um santuário que homenageia as vítimas do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Os contatos entre os dois países estão melhorando lentamente, e Abe e o presidente chinês Xi Jinping se reuniram duas vezes desde o final do ano passado.

A agência de notícias não mencionou se os ministros tinham discutido a proposta de Pequim para a criação de um banco regional asiático liderado pela China, mas informou que os dois lados concordaram em promover desenvolvimento em infraestrutura na Ásia. Os EUA e o Japão não têm procurado participação no banco, cuja carta deverá ser assinada no final deste mês.
Fonte: Associated Press

Posso ajudar?