A Mitsubishi Aircraft Corp. planeja apresentar o primeiro avião comercial do Japão em meio século no sábado, 18, após uma série de adiamentos, em evento para o qual foram convidados ministros do governo e parceiros comerciais.
O primeiro voo de teste do jato regional, que será oferecido em versões para 76 ou 88 passageiros, deverá ser no segundo trimestre do ano que vem e a expectativa é de que as entregas tenham início em 2017. O projeto, no entanto, enfrenta crescente concorrência internacional antes de chegar às pistas. Por enquanto, a Mitsubishi recebeu apenas 375 encomendas e opções de compra pelo avião.
O presidente da Mitsubishi Aircraft, Teruaki Kawai, disse em entrevista ao The Wall Street Journal que a meta da empresa é conquistar uma fatia de 50% do mercado global de jatos regionais nas próximas duas décadas.
O negócio de jatos regionais é hoje dominado pela Embraer e pela canadense Bombardier, repetindo o duopólio visto no mercado de aviões maiores, que é compartilhado pela Boeing e Airbus. Nos últimos tempos, a Bombardier perdeu terreno no segmento de jatos regionais, à medida que vem investindo em aeronaves maiores para concorrer com o Boeing 737 e o Airbus A319. Fonte: Dow Jones Newswires.