Cidades

Mobilização de heróis anônimos leva mantimentos, água e sabão a necessitados na pandemia

No Macedo, alguém deixou disponível água e sabão para que moradores de rua se mantenham limpos; No Gopoúva vem gente de longe buscar mantimentos

Uma mesa, uma tenda e muita disposição são os instrumentos usados por uma família do Gopoúva para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Pelas redes sociais, a tenda de doações da Alameda Tutóia ganhou visibilidade e atende por dia cerca de 60 famílias carentes.

Tudo começou quando Vanda Maria, de 67 anos, separou alguns produtos que tinha em casa e resolveu colocar em uma mesa na calçada. A iniciativa chamou a atenção de quem passava e se tornou ponto de referência para quem pode doar e para pessoas que precisam de doações.

“Quando a minha avó começou, teve muita demanda. Foi crescendo e a gente não tinha mais doações para atender todo mundo. Eu resolvi fazer um vídeo, postei nas redes sociais e teve uma demanda muito grande de pessoas querendo doar e ajudar”, explicou Carolina Teixeira Gugani.

Apesar do sucesso, a família ainda tenta manter a tenda, que nem sempre tem todos os produtos. Os itens mais procurados são arroz, feijão, óleo, café e leite. Além de fraldas.

“Nós temos o caso de uma mulher que pegou três ônibus para chegar até aqui. Algumas pessoas não encontram ajuda perto de suas casas, então da mesma forma que muita gente viu e quis ajudar, muitas pessoas que precisam também estão vindo”.

Segundo Carol, a família se reúne todos os dias na casa da avó com o objetivo de recolher doações, higienizar, separar e distribuir. A tenda fica montada das 9h às 19h de segunda-feira a sábado. “Enquanto pudermos ajudar nós vamos continuar”, prometeu.

Ação incentiva a lavagem das mãos

Na Praça Gilberto Van Mill, conhecida como Praça das Pedras, no Macedo, a iniciativa tem como objetivo a higienização das mãos. Em uma das árvores alguém pendurou sabão e água.

Em um papel, o herói anônimo escreveu: “Caro amigo (a), você não está sozinho (a)”. O recado ainda lembra moradores e comerciantes do bairro que é necessária a reposição do sabão e a água para que as pessoas consigam higienizar as mãos.

Posso ajudar?