Nesta segunda-feira (22) a Secretaria da Saúde de Guarulhos, junto a representantes da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, do Cabuçu, recebeu os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Diadema e Mauá, além do procurador da República Steven Shuniti Zwicker, para apresentação da linha de cuidado com a saúde indígena no contexto urbano na cidade.
Guarulhos vem sendo apresentado como modelo no processo de construção e implementação da saúde indígena. A cidade adota a política do matriciamento, que consiste em uma forma de garantir a saúde por meio da qual duas ou mais equipes médicas, em um esquema de construção compartilhada, atendem a esse público nos cuidados médicos que precisam ser dispensados. A implementação dessa linha de cuidado proporcionou uma melhoria significativa no acesso e na qualidade dos serviços de saúde para a comunidade indígena local.
As Unidades Básicas de Saúde também têm atribuições para o atendimento dessa população, com o levantamento de suas necessidades de saúde, o incentivo ao acolhimento qualificado para estimular que as gestantes indígenas possam realizar o pré-natal e o parto no município, a realização de ações de promoção à saúde bucal e mental, bem como a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (HIV e hepatites virais) e ao uso abusivo de álcool e outras drogas, considerando as especificidades culturais.
O encontro desta segunda-feira aconteceu na UBS Cabuçu, no período da manhã, e no Cemeg São João, no Núcleo de Saúde Indígena, à tarde.